
Na manhã desta quinta-feira (3), a Polícia Civil do Mato Grosso cumpriu 12 ordens judiciais no âmbito da Operação Tappa, voltada ao combate ao tráfico de drogas, associação ao tráfico e atuação de facções criminosas. A ação resultou no cumprimento de quatro mandados de busca e apreensão, quatro mandados de prisão preventiva e cinco bloqueios judiciais de contas bancárias.

As diligências foram realizadas pela Delegacia Especializada de Repressão a Narcóticos (Denarc), com apoio da Delegacia Regional de Cáceres e da Delegacia Especializada em Repressão aos Crimes de Fronteira (Defron). As ordens judiciais foram expedidas pelo Núcleo de Inquéritos Policiais de Cuiabá e cumpridas nas cidades de Cuiabá e Cáceres.
A Operação Tappa teve origem na prisão em flagrante de um casal envolvido com o tráfico de drogas, realizada no dia 7 de junho de 2023, em uma residência no Bairro Osmar Cabral, em Cuiabá. Durante a abordagem, foram encontrados diversos entorpecentes, incluindo maconha e pasta base de cocaína, além de dinheiro e materiais utilizados na comercialização das drogas.
As investigações revelaram que o casal atuava conjuntamente, mantendo um depósito de drogas no local. Posteriormente, os trabalhos da Denarc identificaram a conexão dos suspeitos com outros integrantes do tráfico, além da participação deles em uma facção criminosa.
Atualmente, um dos suspeitos encontra-se preso na Penitenciária Central do Estado (PCE), cumprindo pena por outro processo. Ele também é investigado por efetuar pagamentos para a facção criminosa e por envolvimento em crimes de roubo.

Diante das provas levantadas, a Justiça deferiu os pedidos de prisão preventiva e de busca e apreensão, além do bloqueio de contas dos investigados.
O nome da operação, “Tappa”, deriva do italiano e significa “etapa”, representando um passo importante no combate ao crime organizado. A ação integra a estratégia da Polícia Civil do Mato Grosso dentro da Operação Inter Partes, no programa “Tolerância Zero” do Governo do Estado.