
O Lisbon Public Law Research Centre, faculdade de direito da Universidade de Lisboa, convidou o professor, doutor Marco Marrafon, para ser o orador no painel “Agronegócio e segurança alimentar global: desafios para a cooperação”, no XIII Fórum de Lisboa, que será realizado entre os dias 2 e 4 de julho, em Portugal.
Marrafon afirma que será uma honra compartilhar o espaço de diálogo com colegas e especialistas de diferentes países, especialmente em uma instituição tão prestigiada e historicamente comprometida com o pensamento crítico e a excelência acadêmica.
“É com grande honra e entusiasmo que recebo o convite do Lisbon Public Law Research Centre, para participar como orador no XIII Fórum de Lisboa. Agradeço à comissão organizadora pela distinção e pela oportunidade de contribuir com reflexões sobre um tema tão estratégico para o futuro da humanidade”, agradece o advogado.
Sob o tema central: O Mundo em Transformação – Direito, Democracia e Sustentabilidade na Era Inteligente, a 13ª edição integrará importantes debates, reunindo acadêmicos, juristas e autoridades governamentais, políticas e empresariais do Brasil, Portugal e de outros países, bem como representantes da sociedade civil organizada, como o Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP) e a Fundação Getúlio Vargas (FGV).
“Em um mundo marcado por desigualdades, mudanças climáticas e tensões geopolíticas, discutir a segurança alimentar sob a ótica do direito e da cooperação internacional é mais do que necessário, é urgente”, completou Marco Marrafon.
O convite é assinado pelo Ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, pelo Ministro do Superior Tribunal de Justiça, Luis Felipe Salomão e pelo professor catedrático da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, Carlos Blanco de Morais.
XIII Fórum de Lisboa
Reunindo acadêmicos, especialistas, gestores públicos, autoridades e representantes da sociedade civil, do Brasil e da Europa, o evento promoverá reflexões sobre os impactos da revolução tecnológica, os desafios da governança global e o papel do direito na construção de sociedades mais justas e sustentáveis.
Com uma abordagem interdisciplinar, os debates irão explorar questões essenciais da era digital e da inteligência artificial, incluindo seus reflexos na formulação de políticas públicas, na proteção dos direitos fundamentais e na democracia.
O Fórum também discutirá os desafios e oportunidades do avanço tecnológico, seu impacto no acesso à justiça e no desenvolvimento sustentável, além de destacar como o direito pode atuar como instrumento de equilíbrio e inovação em um mundo em constante transformação.
O Fórum ocorre anualmente com o intuito de debater questões que desafiam o estado contemporâneo.