
A 9ª edição da Lavagem do Rosário marcou o início das festividades de São Benedito em Cuiabá. Realizado no último sábado (28), o evento foi mais do que uma celebração religiosa: foi um ato de resistência cultural e espiritual, promovendo a união entre a fé católica e as religiões de matriz africana. Um manifesto coletivo de fé, memória e convivência, cada vez mais necessário nos tempos atuais.
Para a baiana Sandra Patrícia Ramos, que vive em Cuiabá há 11 anos, a experiência foi emocionante.
“Lembrou muito a Lavagem do Senhor do Bonfim, lá de Salvador. É a primeira vez que assisto de verdade, e no ano que vem já quero estar participando, porque também sou da religião. Hoje cheguei cedo e fiquei até o final. Foi lindo demais”, afirmou.
A Lavagem do Rosário é marcada por musicalidades que reverenciam os orixás e os santos da Igreja Católica, com destaque para os toques de tambor, a perfumação das escadarias com águas aromáticas e a soltura de pombas brancas símbolo da paz. O cortejo partiu do MISC (Museu da Imagem e do Som de Cuiabá), por volta das 9h, e percorreu o centro histórico até a Igreja do Rosário e São Benedito.
“Estamos lavando também as intercorrências que existem no ser humano e entre os seres humanos. Precisamos de paz. O mundo está precisando de paz. E que isso alcance todos os povos que estão em guerra”, destacou Alair Fernandes, um dos diretores da Comissão da Lavagem do Rosário.
O padre Pedro, presente no evento, reforçou o espírito de união. “Deus quer a união de todos os povos e todas as religiões em uma única fé, para agir com a vontade do amor de Deus.”
Esse mesmo desejo foi partilhado pelas mães e pais de santo, que participaram do ritual com respeito e devoção, fortalecendo a importância do diálogo inter-religioso.
A Lavagem também contou com a presença de autoridades como os deputados estaduais Lúcio Cabral e Wilson Santos, além da vereadora Baixinha, que acompanharam o cortejo e participaram do momento simbólico da lavagem das escadarias. Líderes comunitários, religiosos e representantes de movimentos culturais também marcaram presença.
Mais que um evento, a Lavagem do Rosário reafirma seu papel como patrimônio cultural e espiritual de Cuiabá, crescendo em tamanho e, principalmente, em representatividade.
E a fé que lavou as escadarias do Rosário já anuncia o que vem pela frente: no mesmo local, as equipes começaram nesta semana a montagem da estrutura para a tradicional Festa de São Benedito, que promete movimentar o centro histórico com ainda mais celebração, religiosidade e cultura.