
Voltou a circular nas redes sociais um vídeo do prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), em que ele afirma que “a esquerda não se cria em Mato Grosso”. A gravação, feita durante o lançamento da Expoagro, ganhou novo fôlego após o gestor repetir a mesma frase na última semana, ao criticar novamente o governo Lula durante o encerramento do Circuito Aprosoja, em Cuiabá.
Diante de uma plateia composta por produtores rurais e lideranças políticas locais, Abilio usou o encerramento do Circuito Aprosoja, realizado no Hotel Gran Odara, para reforçar seu discurso conservador e alinhado ao agronegócio. O alvo, mais uma vez, foi o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o Partido dos Trabalhadores.
“Sacani, você está em Mato Grosso. Aqui é outro país. Aqui a esquerda não se cria e aqui o agro prospera”, disse o prefeito, dirigindo-se ao geólogo e comunicador científico Sérgio Sacani, convidado do evento. A mesma frase já havia sido usada por Abilio durante o lançamento da Expoagro e voltou a repercutir agora, com o novo ataque ao governo federal.
Em discurso de cerca de sete minutos, Abilio exaltou o perfil político de Mato Grosso e afirmou que, dos 142 prefeitos eleitos em 2024 no estado, nenhum é filiado ao PT. Segundo ele, isso comprova a rejeição da esquerda entre os eleitores mato-grossenses.
Crítico contumaz da atual gestão federal, o prefeito também voltou a se posicionar contra o presidente Lula e a atuação do Congresso Nacional. “Independentemente do péssimo presidente que a gente tem, a gente trabalha. Independentemente da forma que o Congresso age, a gente sobrevive”, declarou.
O evento promovido pela Aprosoja-MT reuniu nomes do setor produtivo e políticos aliados ao agronegócio. A fala de Abilio reforça sua intenção de se consolidar como uma liderança estadual com apoio no interior, onde é cotado como possível candidato ao governo em 2026.