Com presença marcante na abertura da 57ª edição da Expoagro, realizada nesta sexta-feira (11), o prefeito de Cuiabá, Abílio Brunini, reafirmou o compromisso da gestão municipal com o fortalecimento do agronegócio e o incentivo à cultura local. A feira, considerada a maior do setor em Mato Grosso, segue até o dia 20 de julho no Centro de Eventos Senador Jonas Pinheiro, na Avenida Beira Rio.
“Cuiabá tem orgulho de ser a Capital do Agronegócio. Participar e apoiar esse evento é reforçar o empreendedorismo, a geração de emprego e a valorização das nossas cadeias produtivas. A Expoagro mostra o que temos de melhor, da economia à cultura”, afirmou o prefeito.
Acompanhando Brunini, o secretário municipal de Agricultura e Trabalho, Vicente Falcão, pontuou o papel estratégico da Prefeitura na realização da feira. “Além de ser uma vitrine da economia mato-grossense, a Expoagro carrega a identidade cuiabana. Nosso apoio é essencial para garantir que todas essas potencialidades ganhem ainda mais visibilidade”, declarou.
Lambadão no palco principal
Em uma ação inédita, a Prefeitura de Cuiabá promoverá o Festival Chico Gil de Lambadão diretamente no palco principal da Expoagro, na próxima terça-feira (15). A noite será inteiramente dedicada ao gênero musical genuinamente cuiabano, com entrada gratuita.
Pela primeira vez, artistas e grupos de lambadão dividirão o espaço com atrações nacionais, em uma homenagem ao cantor Chico Gil, símbolo da cultura popular da periferia. A iniciativa reforça o compromisso da gestão em valorizar a arte e os talentos locais.
Presenças políticas reforçam importância do evento
A solenidade de abertura contou com a presença do governador Mauro Mendes, dos senadores Wellington Fagundes (PL) e Margareth Buzetti (PSD), dos deputados federais Coronel Assis e Coronel Fernanda, além do vice-prefeito de Várzea Grande, Sebastião Gonçalves (Tião da Zaeli), e do secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, César Miranda.
Mato Grosso na liderança do PIB nacional
A expectativa para 2025 é que Mato Grosso assuma a liderança entre os estados brasileiros na composição do Produto Interno Bruto (PIB), com previsão de crescimento de 5,8%, quase três vezes a média nacional. O agronegócio segue como o grande motor dessa expansão, com destaque para a soja, que deve registrar aumento de 24,6% em relação à última safra, segundo dados do boletim Resenha Regional, do Banco do Brasil.
