
Um piloto provocou o afundamento de uma aeronave ultraleve no Rio Araguaia, nas proximidades do Posto Operacional do Corpo de Bombeiros, em São José dos Bandeirantes, região de Nova Crixás (GO), na tarde deste domingo (13/7). Apesar do susto, ninguém ficou ferido.
Segundo informações do Corpo de Bombeiros, o acidente envolveu um avião do tipo ultraleve anfíbio, que teve o flutuador danificado. O piloto, identificado como Renato Cardoso, relatou que um dos trens de pouso da aeronave apresentava acúmulo de água. Durante um voo em baixa altitude em direção ao acampamento onde está hospedado, a aeronave perdeu estabilidade, inclinou para o lado e acabou caindo no rio.
Renato Cardoso, único ocupante do ultraleve, utilizava um colete inflável próprio para emergências e não sofreu nenhum ferimento.
A equipe dos bombeiros foi acionada e realizou o resgate do piloto utilizando bote, moto aquática e canoa com motor de popa. Em seguida, os militares organizaram uma força-tarefa para rebocar a aeronave até a margem. O ultraleve foi entregue ao proprietário.
O caso não deixou feridos e será analisado para eventuais providências sobre a segurança do equipamento.