
Fachada do Congresso Nacional
A confiança da população brasileira no Congresso Nacional segue em baixa. Segundo a 15ª rodada da pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta semana, a maioria dos entrevistados desaprova o desempenho dos parlamentares e se opõe à proposta de ampliação do número de deputados federais de 513 para 531.
O levantamento foi realizado entre os dias 10 e 14 de julho, com 2.004 pessoas entrevistadas presencialmente em todo o país. Quando questionados sobre o trabalho atual do Congresso Nacional, 51% responderam que desaprovam a atuação dos deputados e senadores. Apenas 42% disseram aprovar, enquanto 7% não souberam ou preferiram não responder.
A desaprovação se acentua entre determinados grupos: 55% dos homens, 59% dos entrevistados com ensino superior completo e 60% daqueles com renda familiar acima de cinco salários mínimos afirmam desaprovar o Legislativo. Por outro lado, entre os brasileiros com renda de até dois salários mínimos, a aprovação chega a 47%, superando numericamente a rejeição (44%).
Já a proposta de aumentar o número de parlamentares foi amplamente rejeitada pela população. De acordo com a pesquisa, 85% dos brasileiros são contrários à medida que eleva o total de deputados federais de 513 para 531. Apenas 9% disseram ser favoráveis, e 6% não souberam ou não quiseram opinar.
A pesquisa reflete um cenário de crescente distanciamento entre representantes políticos e a sociedade, num momento em que o Congresso enfrenta pressões por mais eficiência, transparência e contenção de gastos.