
Com o retorno das aulas nesta segunda-feira (21), a Rede Municipal de Educação de Cuiabá inicia o segundo semestre letivo com um pacote de ações voltadas à recuperação da aprendizagem e ao combate à defasagem na alfabetização. O anúncio foi feito pelo secretário municipal de Educação, Amauri Monge, que detalhou as medidas emergenciais que começam a ser implantadas a partir de agosto.
Entre as principais estratégias está a criação de salas de reforço escolar e a organização de uma força-tarefa voltada às disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. As atividades intensivas ocorrerão nos meses de agosto, setembro e outubro, com o objetivo de acelerar o processo de aprendizagem de estudantes que não foram alfabetizados na idade adequada.
“Montamos um plano estratégico para enfrentar esse problema com seriedade. Com o comprometimento dos professores, vamos virar esse jogo”, afirmou o secretário, destacando que o plano pedagógico é resultado de reuniões com grupos de estudos focados nos desafios da alfabetização infantil.
Além do foco nos alunos, a gestão também informou que a questão do recesso escolar e da jornada do magistério — incluindo o 1/3 de descanso — já foi resolvida no orçamento municipal, com ações para minimizar impactos na rotina dos profissionais da educação.
O município reforça que os investimentos no setor educacional serão ampliados. Segundo Monge, a meta é fazer de Cuiabá uma referência estadual em qualidade de ensino. “Vamos fazer o melhor investimento que Cuiabá já teve na educação. Com foco e profissionalismo, alcançaremos a melhor educação do Estado”, concluiu.