
Dados revelam melhora no cenário estadual, enquanto cidades do Nordeste concentram maior número de mortes violentas
Nenhuma cidade de Mato Grosso apareceu no ranking das 10 cidades mais violentas do Brasil em 2024, de acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado nesta quinta-feira (24). A ausência marca uma mudança significativa em relação ao ano anterior, quando o município de Sorriso figurava entre os primeiros colocados.
Na edição passada do levantamento, Sorriso ocupava a 4ª posição no ranking nacional de cidades com maior número de mortes violentas intencionais (MVI), e já havia aparecido em 6º lugar em 2023. A queda representa um recuo importante nos indicadores de violência letal no estado.
Nesta edição de 2024, todas as 10 cidades mais violentas estão localizadas na região Nordeste, refletindo o avanço das disputas territoriais entre facções criminosas ligadas ao tráfico de drogas naquela área do país.
Segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, responsável pelo levantamento, as mortes registradas nas cidades do ranking têm, em sua maioria, como vítimas jovens, homens negros e moradores de periferias, reflexo direto da guerra entre organizações criminosas.
“De modo geral, todas as cidades que compõem o ranking apresentam elevados níveis de violência letal associados a disputas entre facções do crime organizado pelo controle do tráfico de drogas”, destaca o Anuário.
O levantamento considera indicadores como homicídios dolosos, latrocínios, lesões corporais seguidas de morte e mortes decorrentes de intervenção policial, compondo o índice de MVI (Mortes Violentas Intencionais).
A melhora no cenário mato-grossense é um alívio em meio a outros dados alarmantes sobre segurança pública no estado, como o fato de Mato Grosso liderar o índice de feminicídios no Brasil em 2024, conforme o mesmo Anuário divulgado nesta semana.
