
O velório da cantora Preta Gil aconteceu nesta sexta-feira (25) no Theatro Municipal do Rio de Janeiro e seguiu até as 13h, em clima de comoção e homenagens. Aberta ao público, a cerimônia atraiu centenas de fãs que formaram filas para prestar as últimas homenagens à artista, falecida aos 50 anos. Após o encerramento, muitos se aglomeraram nos arredores do prédio para acompanhar o cortejo, que percorreu parte do centro da cidade em cima de um trio elétrico, como a cantora havia desejado.
Apesar do tom de carinho e respeito entre os presentes, a despedida foi marcada também por um momento de tensão. Uma discussão envolvendo política gerou confusão entre alguns fãs e curiosos. Vídeos que circulam nas redes sociais mostram um homem mencionando o ex-presidente Jair Bolsonaro em meio ao velório. A situação provocou reações exaltadas: “Ela não tá aqui pra uma política, não. Ela tá aqui porque isso é um velório. Bolsonaro, é o caralh*!”, gritou uma pessoa, em resposta.
A cerimônia contou ainda com a presença de diversas personalidades do meio artístico. Estiveram no local artistas como Regina Casé, Ivete Sangalo, Ludmilla, Caio Blat, Taís Araújo e Lázaro Ramos, entre outros nomes que fizeram parte da trajetória de Preta Gil ao longo de sua carreira.
A cantora, filha de Gilberto Gil, lutava contra um câncer no intestino desde 2022. Sua morte foi confirmada na última quinta-feira (24), gerando comoção nacional. O cortejo seguiu para o cemitério, onde a artista foi sepultada em cerimônia restrita à família.