
Vanessa Ataliba/Agência O Dia
Uma bebê de 8 meses morreu neste domingo (10), no bairro de Realengo, Zona Oeste do Rio de Janeiro, após ser deixada sozinha em casa pela mãe junto com o irmão, de apenas 5 anos. A mulher, que também é mãe de outras três crianças, foi presa em flagrante e afirmou que saiu para participar de um baile funk na comunidade Jardim Novo, deixando os dois filhos sozinhos.
Segundo a Polícia Civil, a mãe deixou as crianças por volta das 2h da manhã e só retornou por volta das 8h30. Ao voltar, ouviu vizinhos informando que a bebê estava imóvel e sem sinais vitais. A criança foi levada para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Magalhães Bastos, onde os médicos constataram o óbito. A principal hipótese levantada é que a morte tenha sido causada por engasgo.
Vizinhos relataram que era comum a mulher deixar os filhos sozinhos em casa. Ao vistoriar a residência, os policiais constataram condições insalubres e inadequadas para a permanência das crianças, o que motivou a abertura de um procedimento para investigar possíveis maus-tratos contra o menino de 5 anos.
A mãe foi autuada pelo crime de abandono de incapaz qualificado pelo resultado morte, cuja pena varia de quatro a 12 anos de reclusão. Ela será encaminhada ao sistema prisional. O caso foi encaminhado ao Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) e ao Juízo competente. O Conselho Tutelar e a rede de proteção à criança e ao adolescente já foram acionados para garantir a proteção e o acompanhamento dos outros filhos da acusada.