
Durante visita a Cuiabá, nesta quinta-feira (22), a senadora Tereza Cristina (PP-MS), ex-ministra da Agricultura no governo Jair Bolsonaro (PL), fez elogios ao trabalho de seu sucessor, o ministro Carlos Fávaro (PT), na expansão de mercados internacionais para os produtos brasileiros.
“Está indo bem, sim. Acho que o Brasil tem avançado com outros países. Abrimos as Filipinas. Esse é um trabalho de longo prazo. O Fávaro abriu mercados que eu deixei prontos e agora está abrindo novos. A gente tem que ser justo, e ele tem feito esse papel”, afirmou a parlamentar.
As declarações ocorreram em meio ao cenário de tensão comercial provocado pelo tarifaço imposto pelos Estados Unidos sobre produtos agrícolas brasileiros. Em resposta, o Ministério da Agricultura intensificou a diversificação de destinos, alcançando aproximadamente 400 mercados internacionais. Atualmente, o setor movimenta cerca de US$ 1,7 bilhão em exportações.
Tereza Cristina ressaltou que a abertura de mercados é um processo complexo e de longo prazo. “Não é fácil. Abrir um mercado leva de dois a dez anos. Por isso, minha preocupação é não perdermos os mercados que já temos, isso seria muito ruim para a economia brasileira”, concluiu.