
A coronel da Polícia Militar, Francyanne Siqueira Chaves Lacerda, foi nomeada interinamente pelo prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), para o comando da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob). O ato foi publicado na edição suplementar da Gazeta Municipal desta terça-feira (26).
Além do novo cargo, Francyanne já exerce a função de secretária municipal de Segurança Pública, acumulando as duas pastas.
Com carreira marcada pela atuação técnica, ela já ocupou cargos estratégicos, como subchefe operacional do Gabinete de Segurança Institucional do Ministério Público de Mato Grosso, corregedora-geral e comandante-geral adjunta da Polícia Militar.
A Semob vinha sendo conduzida interinamente pelo secretário de Governo, Ananias Filho, após a exoneração da vice-prefeita Coronel Vânia Rosa, que deixou o posto em meio a um atrito com vereadores da Capital.
No início do mês, Vânia foi à Câmara Municipal para prestar esclarecimentos sobre a pasta, mas reagiu às cobranças — especialmente da presidente da Casa, Paula Calil (PL) — com críticas e ameaças de processar parlamentares por assédio político e difamação. A postura foi reprovada tanto pelo Legislativo quanto pelo prefeito, que oficializou sua saída no dia seguinte.
Agora, Francyanne assume a missão de reequilibrar a Semob em um dos momentos mais delicados da gestão Brunini, marcada por cobranças da população e da Câmara sobre mobilidade urbana na cidade.