
Um vídeo divulgado nas redes sociais na noite desta quarta-feira (4) registrou o momento em que uma paciente foi mal atendida durante a triagem na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Verdão, em Cuiabá. As imagens chegaram ao conhecimento do prefeito Abílio Brunini (PL), que visitou a unidade para intervir e corrigir a abordagem da funcionária envolvida.
Nas imagens, a paciente reclama de não estar se sentindo bem e busca atendimento médico, mas é recebida com grosseria e rispidez por uma enfermeira. “Mesmo morrendo, você me trata mal”, desabafa a mulher.
Em resposta, a profissional nega estar nervosa, olha para o celular da paciente e comenta: “Vou dar tchau para a sua gravação porque é isso que a gente ganha em tratar os pacientes e orientar. Quer me filmar, pode me filmar”.
Durante o atendimento, a enfermeira também reclama de um equipamento da unidade, afirmando que o prefeito “não dá o que presta”. Posteriormente, questiona se a paciente deseja cadeira de rodas, sendo informada pela acompanhante de que já havia solicitado, mas que não havia nenhuma disponível.
“Tá tudo lotado hoje, hoje e sexta são os dias que a gente mais tem pacientes por causa dos médicos excelentes que a gente tem aqui”, respondeu a profissional, de forma irônica.
A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informou que a situação está sendo apurada e que medidas administrativas serão tomadas para que casos de mau atendimento não se repitam.
Diante da repercussão do vídeo, a vereadora Katiuscia Mantelli (PSB) entrou em contato com Abilio e juntos foram até a UPA do Verdão averiguar a situação e corrigir a abordagem da funcionária. Segundo o prefeito, o atendimento foi feito de forma inadequada.
“A gente veio até a UPA entender o que aconteceu e já tomamos as devidas providências. […] Nós vamos cuidar para que isso não aconteça de novo em nenhuma das nossas unidades de saúde”, afirmou.
Na publicação feita nas redes sociais, o prefeito cita que conversou com a paciente e resolveu o caso. Na ocasião, ele aproveitou para destacar que a situação foi “atípica” e não reflete o padrão esperado nas unidades.
“Conversamos com a Secretaria de Saúde, passamos as recomendações da UPA e vamos lidar com essa situação atípica, que não deve ser o padrão do atendimento na Secretaria Municipal de Saúde”, pontuou.