
A senadora Margareth Buzetti (PP/MT) foi oficialmente indicada pelo Bloco Parlamentar Aliança (PP/Republicanos) para integrar a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investiga o rombo bilionário no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
A estreia de Buzetti na comissão está marcada para esta segunda-feira, 8 de setembro, quando será ouvido o ex-ministro da Previdência, Carlos Lupi, que deixou o cargo em meio às denúncias de fraudes no órgão.
“Estou muito feliz com a indicação, afinal, desde o primeiro dia em que o Brasil soube desse roubo absurdo aos aposentados, tenho defendido uma investigação séria para que todos sejam punidos. Agora vou poder ajudar nesse trabalho. Esperem de mim responsabilidade e firmeza para investigar a todos, independentemente de partido”, declarou a senadora.
Sobre a CPMI
A comissão será formada por 15 deputados e 15 senadores titulares, além do mesmo número de suplentes. O objetivo é apurar um esquema de descontos ilegais realizados na folha de pagamento de aposentados e pensionistas.
A fraude foi descoberta em abril deste ano após uma operação conjunta da Polícia Federal e da Controladoria-Geral da União (CGU). Estima-se que as entidades envolvidas tenham desviado cerca de R$ 6,3 bilhões dos beneficiários entre 2019 e 2024.