
A Polícia Civil de Mato Grosso deflagrou, nesta sexta-feira (12), a Operação Rede de Mentiras, que investigou e desarticulou um sofisticado esquema de pirâmide financeira com ramificações no Condomínio Brasil, em Cuiabá, e outros endereços no estado.
O esquema, segundo as investigações da Delegacia Especializada de Defesa do Consumidor (Decon), movimentou milhões de reais por meio de empresas que atraíam investidores com promessas de lucros mensais de até 7%, sem qualquer garantia real de segurança financeira. Entre as empresas envolvidas estão Metaverso Soluções Digitais Ltda., Multiverso Digital Ltda. e Bispo Investments Ltda..
O líder do esquema, identificado como J. R. V. B., de 42 anos, e seus sócios são investigados por estelionato, lavagem de dinheiro, associação criminosa e crimes contra as relações de consumo e a economia popular. Até o momento, 27 vítimas registraram boletins de ocorrência, mas o número de pessoas lesadas em todo o país pode ser muito maior.
Durante a operação foram cumpridos um mandado de prisão preventiva, quatro de busca e apreensão domiciliar e diversas ordens de sequestro de bens e valores que somam R$ 1,3 milhão. Empresas vinculadas ao grupo tiveram seus registros suspensos, e os sócios estão proibidos de exercer atividades econômicas.
Segundo relatos, o grupo utilizava redes sociais e transmissões ao vivo, por meio do canal “Treta Trader”, para divulgar a fraude e captar novos investidores. Moradores do Condomínio Brasil contaram que desconheciam a extensão do esquema e se surpreenderam com a operação da polícia.
A Delegacia do Consumidor orienta que outras vítimas registrem boletim de ocorrência na sede da Decon, localizada na Rua General Otavio Neves, nº 69, Bairro Duque de Caxias, em Cuiabá, ou pela Delegacia Digital (delegaciadigital.pjc.mt.gov.br). Denúncias anônimas também podem ser feitas pelo telefone 197.
O nome da operação, Rede de Mentiras, faz referência ao uso das redes sociais pelos investigados para criar uma teia de captação de investidores, evidenciando a sofisticação e a gravidade do esquema.

