
O mercado de azeites no Brasil volta a ser alvo de restrições. A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) anunciou nesta terça-feira (16) mais uma medida de proibição envolvendo a comercialização de produtos considerados irregulares.
Segundo publicação no Diário Oficial da União, o azeite de oliva da marca Los Nobles não possui registro válido para importação junto à Anvisa nem autorização na Anmat (Administração Nacional de Alimentos, Medicamentos e Tecnologia Médica), órgão regulador da Argentina. Por essa razão, ficam proibidas a fabricação, distribuição, propaganda e uso do produto no país.
A irregularidade não é recente: desde julho de 2019, o azeite já estava barrado na Argentina, após decisão da Agência de Segurança Alimentar de Santa Fé. Na ocasião, foi constatado que não havia registros do estabelecimento responsável nem autorização para o produto.
Com essa medida, a Anvisa soma 11 marcas de azeites vetados somente neste ano. Entre eles estão: La Ventosa, Grego Santorini, Quintas D’Oliveira, Alonso, Escarpas das Oliveiras, Almazara Serrano, Málaga, Campo Ourique e Vale dos Vinhedos.
As interdições são resultado de ações conjuntas com o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), responsável pelo controle de empresas produtoras de óleos vegetais. A partir das investigações sobre produtos clandestinos, a agência tem determinado recolhimento e retirada desses itens do mercado. (Foto: EBC; Fonte: CNN)