
O 1º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Cuiabá iniciou, nesta quinta-feira (18), a Operação “Porto Seguro”, parte do programa Tolerância Zero – Contra as Facções Criminosas. Com duração prevista de 10 dias, até 28 de setembro de 2025, a ação tem como objetivo aumentar a segurança e a sensação de tranquilidade na capital mato-grossense.
O lançamento oficial ocorreu às 09h00min na Orla do Porto, próximo ao Aquário Municipal. A operação mobiliza um grande efetivo, com equipes do 1º BPM, GAP, Força Tática, RAIO, Motociclistico 1º BPM, Cavalaria, CIOPAER e SEMOB.
As ações de policiamento ostensivo e preventivo serão realizadas em diversas vias de grande circulação, incluindo a Av. Beira Rio, Av. Jacques Brunine, Av. Carmindo de Campos, Av. General Melo, Av. Miguel Sutil, Av. Fernando Correia, Av. Edgar Vieira (UFMT) e Av. Córrego do Barbado, com encerramento na Praça Frederico Soares de Campos Neto.
A Operação “Porto Seguro” focará em abordagens, saturações e checagens para inibir crimes contra o patrimônio, como furto, roubo, receptação e apropriação indébita. O principal objetivo é garantir a ordem e a paz pública, protegendo os cidadãos de Cuiabá.