
A secretária Estadual de Meio Ambiente (Sema), Mauren Lazzaretti, anunciou que as trilhas do Morro de Santo Antônio, em Santo Antônio de Leverger, devem ser entregues em meados de 2026. Segundo ela, as obras já foram autorizadas e estão em processo de licitação para início da execução.
“Nós estamos com as obras autorizadas, em processo de licitação para instalação das trilhas e, posteriormente, para toda a urbanização do Morro de Santo Antônio”, afirmou.
A visitação ao local está suspensa desde o início deste ano, por conta dos riscos à segurança durante as intervenções nas trilhas e na área de uso público da unidade de conservação.
Questionada sobre prazos, Mauren reforçou que a expectativa é que os turistas possam voltar a visitar o morro em até dois anos. “Dizer que tudo estará pronto pode ser uma precipitação, mas não se trata de uma obra complexa de longo prazo. Acreditamos que até meados de 2026 já teremos condições de liberar a visitação”, declarou.
De acordo com a Sema, as trilhas atuais, consideradas de nível “hard”, serão mantidas. Além disso, novas trilhas com maior acessibilidade serão implantadas.
“Nós teremos trilhas mais acessíveis, e as trilhas mais difíceis continuarão existindo. Elas serão ordenadas e coordenadas para garantir segurança mínima à população. Não vamos impedir que as pessoas façam a subida de cunho religioso. A trilha chegará até o primeiro platô, mas não alcançará o topo do morro”, concluiu a secretária.