
A Ordem dos Advogados do Brasil de Mato Grosso (OAB-MT) publicou nesta segunda-feira (22) o edital convocando os 22 advogados inscritos para a disputa de uma vaga de desembargador no Tribunal de Justiça do estado. A sessão especial do Conselho Pleno está marcada para o dia 10 de outubro, às 13h, na sede da OAB em Cuiabá.
Durante a reunião, os candidatos se apresentarão e serão sabatinados. Em seguida, o Conselho da OAB-MT votará para definir os seis nomes que integrarão a chamada “lista sêxtupla”.
A lista sêxtupla é uma etapa crucial do processo do Quinto Constitucional, dispositivo legal que reserva 20% das vagas nos tribunais brasileiros para membros da advocacia e do Ministério Público, garantindo diversidade de experiências nas cortes.
Os seis advogados selecionados pela OAB-MT serão encaminhados ao Tribunal de Justiça, que reduzirá a lista para três nomes. O governador de Mato Grosso escolherá então um desses três para assumir a vaga de desembargador.
A vaga aberta é decorrente da aposentadoria do desembargador Luiz Ferreira da Silva, que completou 75 anos. Como ele veio da advocacia, o Quinto Constitucional determina que seu substituto também seja um advogado ou advogada.
Lista de candidatos:
Angeliza Neiverth Segura, Carlos Odorico Dorileo Rosa Junior, Cibelly de Jesus Amaral, Daniela Marques Echeverria, Dauto Barbosa Castro Passare, Dinara de Arruda Oliveira, Helmut Flavio Preza Daltro, Izonildes Pio da Silva, Jackson Francisco Coleta Coutinho, Jamille Clara Alves Adamczyk, Juliana Zafino Isidoro Ferreira Mendes, Macgveyver Santos Rocha, Michelle Regina de Paula Zangarini Dorileo, Nivia Najara Fornari, Oswaldo Pereira Cardoso Filho, Paola Cristina Rios Pereira Fernandes, Ricardo Gomes de Almeida, Rodrigo Gomes Bressane, Rosana Laura de Castro Farias Ramires, Sebastiao Monteiro da Costa Junior, Selma Pinto de Arruda Guimarães e Stalyn Paniago Pereira.