
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso (Sedec) e a Agência Invest MT abriram conversas com a companhia aérea Latam para viabilizar um voo internacional direto entre Cuiabá (MT) e Lima (Peru). O objetivo é fortalecer conexões logísticas, criar novas rotas estratégicas na Amazônia e facilitar o acesso a mercados consumidores globais.
Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, a proposta é integrar diferentes capitais da região amazônica ao hub peruano, ampliando a competitividade logística de Mato Grosso.
“Precisamos fazer a conexão aérea com o Peru e os estados da Amazônia, com voo saindo de Lima, fazendo uma escala em Rio Branco, Porto Velho e em Cuiabá, e de Cuiabá para o mundo. Podemos trabalhar em conjunto, complementando as potencialidades de cada estado e buscar mercados internacionais, como estamos buscando no Peru e na Bolívia”, destacou Miranda.
As negociações aconteceram durante a participação da comitiva mato-grossense na Expoalimentaria 2025, realizada entre os dias 23 e 26 de setembro, em Lima, no Peru. Considerada uma das maiores feiras de alimentos e bebidas da América Latina, o evento reuniu empresários e investidores do setor, ampliando as oportunidades de integração comercial entre Mato Grosso e o mercado internacional.
A iniciativa é vista pelo governo como um passo estratégico para diversificar modais de transporte, ampliar a exportação de produtos mato-grossenses e colocar Cuiabá como ponto logístico de relevância na América do Sul.