O Instituto dos Advogados Mato-grossenses (IAMAT) celebrou, nesta quinta-feira (2), seus 93 anos de fundação em uma solenidade realizada na área nobre do restaurante Talavera, em Cuiabá. O evento reuniu autoridades, advogados e convidados especiais em uma noite marcada por homenagens, recordações históricas e a posse de novos integrantes.
Entre os destaques, esteve à advogada e comunicadora Tatiane Carla Gomes de Castro, a única mulher empossada na noite. Reconhecida pela atuação no Direito e também pela contribuição à disseminação de conhecimento jurídico em diferentes plataformas, Tatiane destacou a importância do momento.

“Integrar uma instituição tão respeitada é uma honra imensa. Mais do que um reconhecimento, é uma responsabilidade em continuar promovendo representatividade e informação de qualidade para a sociedade”, afirmou.
O presidente da IAMMAT, Fábio Capilé, frisou que para integrar o prestigiado Instituto, os profissionais precisam atender a critérios rigorosos, incluindo idoneidade, dinamismo e notoriedade. “ A noite foi para confraternizar e trazer também novos membros, que foram escolhidos pela sua capacidade, pelo seu desempenho, pela sua notoriedade. E hoje nós tivemos aqui a oportunidade de trazer advogados e advogada que representam esses diversos segmentos. Entre eles, nós temos aqui o Persio Landim , nós temos o José Carlos, ex-presidente da OAB. A própria Tatiane Castro, que é uma pessoa super competente, que também ela está sempre inovando, agora também levando informação através do seu podcast. Nós temos também o Dr. Alaertt Rodrigues, que é um advogado muito atuante. Nós temos o doutor Paulo Gaíva, o Rodrigo Maiolino, que além de advogado é comunicador. Então nós temos várias pessoas aqui que a gente traz como uma forma exata. Não só de agregar o caráter da idoneidade, de credibilidade ao Instituto, mas como forma de alcançar a finalidade do Instituto”, destacou Capilé.
Capilé ressaltou que o ingresso no Instituto exige critérios rigorosos de idoneidade, dinamismo e notoriedade. “Cada novo membro é escolhido pela sua capacidade e pelo desempenho profissional. Hoje, tivemos a oportunidade de agregar ao Instituto advogados e advogada que representam diferentes segmentos e reforçam nossa missão de credibilidade e inovação”, disse.
Tomaram posse os advogados Alaertt Rodrigues da Silva, Fabiano Cotta de Melo Nunes da Silva, José Carlos de Oliveira Guimarães Júnior, Leonardo Borges Stábile Ribeiro, Paulo Henrique Gaíva Muzzi, Persio Oliveira Landim e Rodrigo Palomares Maiorlino de Mendonça.
História e legado do IAMAT
A trajetória do Instituto dos Advogados Mato-grossenses remonta a 1932, quando foi idealizado e, no ano seguinte, registrado como Instituto da Ordem dos Advogados de Mato Grosso. A iniciativa acompanhou a necessidade nacional de fortalecimento da classe, surgida ainda no período imperial, quando Dom Pedro I criou os primeiros cursos jurídicos do país, em 1827, para assegurar formação de profissionais responsáveis por exercer o múnus público.
Ao longo de nove décadas, o IAMAT consolidou-se como referência na defesa da advocacia e na promoção de debates jurídicos, tendo em seus quadros nomes que marcaram a história de Mato Grosso, como José Barnabé de Mesquita, Ernesto Borges, Silva Freire, Dr. Paraná, Gervásio Leite, Munir Feguri e Ramis Tebet.
Hoje, aos 93 anos, o Instituto segue cumprindo sua missão de preservar a tradição, promover conhecimento e fortalecer o papel da advocacia na sociedade mato-grossense.
