
A partir desta segunda-feira (6), os corredores das escolas públicas de Cuiabá ganharão novos sons e movimentos. O Projeto Piano Gente inicia suas apresentações de piano, saxofone e balé, às 15h, na Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Agostinho Simplício de Figueiredo, no bairro Poção. A programação, que seguirá até o fim de 2025, contempla outras 76 escolas da rede municipal.
Fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Educação, e a Associação Piano Gente, o projeto tem como idealizador o músico Dário Scherner. A proposta é democratizar o acesso à música erudita e à dança, aproximando a cultura do cotidiano escolar.
Segundo o secretário de Educação, Amauri Monge Fernandes, a ação marca um passo importante na formação cultural e humana dos estudantes.
“Nossa ideia é democratizar o conhecimento. Levar aos estudantes e professores a arte que envolve emoção, imaginação e é imprescindível para a formação humana”, destacou.
A inspiração para o projeto vem da infância de Scherner, que recorda os momentos ao piano ao lado do pai.
“O Piano Gente rompe com a ideia elitista da música erudita, democratizando o acesso à arte e promovendo experiências estéticas de qualidade no cotidiano escolar. Também atua como espaço de escuta, acolhimento e pertencimento, especialmente para alunos em situação de vulnerabilidade”, afirmou o músico.
Com a proposta de unir música, dança e cidadania, o Piano Gente promete emocionar, inspirar e transformar a rotina de milhares de crianças cuiabanas, mostrando que a arte é um direito de todos e não um privilégio de poucos.