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O governo de Mato Grosso anunciou que estuda a implantação do Bonde Urbano Digital (BUD) em Cuiabá, modelo que tramita sobre asfalto e utiliza “trilhos virtuais”, diferente do tradicional Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). O vice-governador Otaviano Pivetta viajou a Curitiba para conhecer o modal, que será implementado na capital paranaense.
Segundo o governador Mauro Mendes (União Brasil), os estudos ainda estão em andamento e não há definições sobre o projeto. “Enquanto não tivermos algo conclusivo, prefiro não especular ou conjecturar sobre essas alternativas”, disse Mendes.
Apesar das declarações oficiais, especialistas apontam que o BUD ainda enfrenta desafios significativos. Entre eles, a adaptação da infraestrutura urbana existente, o impacto no trânsito, o custo de implementação e manutenção, e a real capacidade de atender à demanda local, que em Cuiabá é diferente de Curitiba.
O veículo em Curitiba tem 30 metros, capacidade para 280 passageiros, ar-condicionado e pode atingir 70 km/h. A linha inicial atende atualmente cerca de 10 mil passageiros por dia. Em Cuiabá, onde a população se desloca majoritariamente de carro, resta dúvida se o BUD conseguirá substituir o transporte convencional ou reduzir congestionamentos de forma efetiva.
Críticos também questionam o histórico de promessas de mobilidade urbana na capital, como o VLT, que acabou não saindo do papel, levantando receios sobre possíveis atrasos ou insucessos do novo projeto.