
A Assembleia Legislativa realizou, na noite de terça-feira (21/10), sessão solene na sede do Sistema Famato, a Casa da Família Rural, para homenagear personalidades do agronegócio que contribuem para o desenvolvimento de Mato Grosso. Foram entregues Títulos de Cidadão Mato-grossense, Comendas e Moções de Aplauso a representantes do setor produtivo e de entidades do agronegócio.
O evento reuniu autoridades políticas, lideranças de classe, presidentes de associações, empresários e convidados de várias regiões do Estado. A sessão foi requerida pelo deputado Dilmar Dal Bosco, presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária de Mato Grosso.
“Os homenageados desta noite estão à frente do agronegócio de Mato Grosso. Trabalham e potencializam parte do PIB brasileiro com tecnologia e conhecimento. São homens e mulheres que deixam a vida pessoal para conduzir entidades, de forma voluntária”, disse Dilmar.
O presidente do Sistema Famato, Vilmondes Tomain, foi condecorado com a Comenda Senador Jonas Pinheiro, e destacou o simbolismo da casa cheia no ano em que a instituição completa 60 anos. “É uma honra sediar esta sessão entre amigos e famílias do campo. A Famato está sempre atenta para atender produtores e a sociedade. De janeiro a agosto, realizamos mais de 412 mil atendimentos, entre cursos, capacitações e assistência técnica. Representamos 33 mil produtores e nossa missão é formar, capacitar e ajudar a produzir, independentemente do tamanho da propriedade”, afirmou. Ao receber a comenda, Tomain disse sentir-se “honrado pelo reconhecimento a um trabalho construído coletivamente”.
A presidente da Comissão Famato Mulher, Luciana Tomain, foi condecorada com o Título de Cidadã Mato-grossense. “Viemos de longe e construímos nossas famílias aqui. Cheguei em 1991 com meu esposo. Com fé, força e gratidão, a gente transforma e cresce. No campo, vemos o milagre da vida a cada semente que germina e vira safra. Hoje, temos quatro gerações aqui: meus pais, filhos e neto”, disse. Ela lembrou que a Comissão Famato Mulher nasceu em 2023 “para fortalecer a família, porque somos transformadoras e multiplicadoras”, e reforçou: “O agro é mais com as mulheres”.
Representando o Governo de Mato Grosso, o secretário de Desenvolvimento Econômico (Sedec MT), César Miranda, registrou o papel do setor para a economia estadual. “O agronegócio gera emprego e renda em todos os municípios, amplia a competitividade de Mato Grosso e sustenta cadeias que vão do campo à indústria. O reconhecimento da Assembleia e das entidades reforça esse compromisso com produtividade, inovação e desenvolvimento regional”, afirmou.

Técnicos da Famato, Senar MT, Imea e Agribub, entidades que compõem o Sistema Famato, também receberam Moções de Aplauso pelos relevantes serviços prestados ao setor. Foram homenageados: Cleiton Jair Gauer, Marcelo Lupatini, Gabriela Resende Tomain, Alex Oliveira Rosa, Dione Aparecido Castro, Marcos Coelho de Carvalho, Tânia Regina Arévalo de Camargo, José Cristóvão Martins Júnior, Rodrigo Matheus da Silva, Rodrigo Gomes Bressame e Erika Segóvia.,