
Uma câmera de segurança registrou o momento impressionante em que um Tesla explodiu durante o carregamento em uma estação rápida, na Colúmbia Britânica, no Canadá. O caso, ocorrido em agosto do ano passado na cidade de Hope, só veio a público agora, após a divulgação do relatório técnico sobre o incidente.
Nas imagens, o motorista aparece ao lado do carro quando uma chama intensa e uma nuvem de fumaça tomam conta do local. O impacto da explosão foi tão forte que o homem foi arremessado ao chão. Um passageiro que estava dentro do veículo saiu correndo para ajudá-lo, e o motorista conseguiu se levantar com dificuldade.
De acordo com o relatório da Technical Safety B.C., o acidente foi provocado por um curto-circuito no carregador rápido, que enviou uma tensão anormal pelo cabo até o adaptador usado no carro. O componente, da marca A2Z EV, era um modelo “pirata” — não aprovado pela Tesla — e já havia sido utilizado cerca de 50 vezes antes da explosão.
O documento explica que o adaptador defeituoso causou um “arco elétrico”, tipo de explosão gerada por altas tensões ou falhas de isolamento. O motorista teve apenas ferimentos leves, mas o veículo ficou com marcas de queimadura.
Em nota, a Tesla confirmou que os registros do veículo apontaram alertas prévios de falha de aterramento no equipamento não certificado. “O dano observado foi consistente com a exposição a uma falha de aterramento externa originada no carregador”, informou a montadora, que reforçou a importância de usar apenas acessórios homologados para evitar riscos aos usuários e aos veículos.