Luciano Hang
O empresário Luciano Hang, dono da rede de lojas Havan, foi condenado pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) a pagar R$ 33 mil a Luiz Inácio Lula da Silva (PT) por danos morais. A decisão foi tomada pela 1ª Câmara Civil do tribunal na quinta-feira (30) e confirmada na sexta-feira (31) pelo advogado de Lula, Miguel Novaes.
O processo se refere à exibição de faixas patrocinadas por Hang em 2019, rebocadas por aviões sobre o litoral catarinense, com frases como:
- “Lula cachaceiro, devolve meu dinheiro”
- “Lula na cadeia, eu com o pé na areia”
- “Melhor que o verão é o Lula na prisão”
- “Lula enjaulado é Brasil acordado”
Na época, Lula havia deixado a prisão recentemente, após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF). Embora o pedido de indenização tenha sido rejeitado em primeira instância, a nova decisão reverteu o entendimento inicial, reconhecendo que houve dano à imagem do ex-presidente.
O acórdão afirma que Hang “consumou a prática do ato”, sendo responsável pela veiculação das faixas no verão de 2019/2020, em Navegantes (SC) e cidades próximas. A decisão foi unânime, mas ainda cabe recurso. Até a última atualização, a defesa de Hang não havia se manifestado sobre o caso.
