O Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso (CBMMT) participou, entre os dias 20 e 29 de outubro, do 1º Curso de Gestão e Resposta a Desastres, realizado na Academia de Bombeiro Militar do Distrito Federal.
Promovida pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), a capacitação teve como objetivo fortalecer a gestão integrada de desastres, articulando diferentes esferas do governo e setores da sociedade nas etapas de prevenção, preparação, resposta e recuperação.
A primeira turma reuniu 42 bombeiros militares de diversos estados, com 80 horas de atividades que abordaram temas como geotecnologias aplicadas a desastres, Sistema de Comando de Incidentes (SCI), planejamento, logística e simulações práticas de emergência, com cenários de alta fidelidade operacional.
O curso seguiu as diretrizes do Protocolo para Atuação Integrada em Situações de Desastres, com apoio do Conselho Nacional de Comandantes-Gerais dos Corpos de Bombeiros Militares (Ligabom), reforçando a integração entre corporações e órgãos federais do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil (SINPDEC).
O CBMMT foi representado pelos oficiais tenente-coronel BM Rafael Ribeiro Marcondes e major BM Lucas de Souza Brito, como docentes, e pelo major BM Rodrigo Silva, participante do curso.
Durante o encerramento, o presidente do Ligabom, coronel Washington Luiz Vaz Júnior, destacou a relevância da iniciativa:
“O curso foi um nivelamento nacional de bombeiros militares que estão na ponta, atuando na resposta a desastres. Um dia histórico para o Brasil, pois juntos somos fortes e unidos seremos imbatíveis.”
O tenente-coronel Rafael Ribeiro Marcondes reforçou a importância da participação de Mato Grosso:
“Nossa participação neste curso reforçou o compromisso do CBMMT com a padronização de procedimentos, a integração nacional das equipes e a excelência nas ações de prevenção e resposta a desastres, consolidando nosso protagonismo na proteção da sociedade.”
