A Polícia Penal frustrou, na madrugada desta quarta-feira (5), uma tentativa de fuga de quatro advogados que estavam custodiados na sala de Estado-Maior do Centro de Ressocialização Ahmenon Lemos Dantas, em Várzea Grande.
De acordo com informações apuradas, os detentos são Nauder Júnior Alves Andrade, de 30 anos; Pauly Ramiro Ferrari Dourado, 45; Paulo Renato Ribeiro, 52; e um quarto advogado, de 63 anos, cuja identidade ainda não foi confirmada.
Nauder Andrade foi condenado pelo Tribunal do Júri de Cuiabá, em 30 de junho, a dez anos de prisão em regime fechado pela tentativa de feminicídio contra a ex-namorada. Já Pauly Dourado foi um dos alvos da Operação Patrono do Crime, deflagrada em abril, e responde por diversos crimes, incluindo organização criminosa, tráfico de drogas, falsidade ideológica e comércio ilegal de armas.
Paulo Renato Ribeiro, natural de Colniza, foi preso em agosto, acusado de injúria, calúnia, difamação e ameaça, após divulgar mensagens em grupos de WhatsApp que imputavam crimes a policiais, políticos e magistrados.
A tentativa de fuga
Segundo a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejus), por volta da 1h da manhã, um policial que estava na torre de vigilância ouviu barulhos suspeitos vindos da sala especial e acionou a equipe em solo. Ao entrarem no local, os policiais penais perceberam que o ferrolho da grade do banho de sol havia sido danificado, indicando uma tentativa de arrombamento.
Reforços da Polícia Penal e da Polícia Militar foram chamados. Durante a revista, um dos presos tentou agredir um policial e ameaçou a equipe, mas foi contido. No espaço, os agentes encontraram materiais ilícitos e sinais claros de preparação para fuga.
Os quatro advogados foram levados à Central de Flagrantes da Polícia Civil, em Várzea Grande, onde foram autuados pelos crimes de associação criminosa e dano qualificado. Em seguida, passaram por exame de corpo de delito no Instituto Médico Legal (IML) de Cuiabá e devem ser apresentados em audiência de custódia.
