Durante o encontro do PL Mulher, realizado neste sábado (8) em Londrina (PR), a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro afirmou que Jair Bolsonaro (PL) é o único nome capaz de representar a direita nas eleições presidenciais de 2026. O discurso ocorreu um dia após o Supremo Tribunal Federal (STF) rejeitar, por unanimidade, o recurso da defesa do ex-presidente.
“A única opção para presidente da República da direita chama-se Jair Messias Bolsonaro. Se não acontecer, não existe democracia no Brasil. Se não acontecer, esse é o verdadeiro golpe que o Judiciário está dando no povo de bem, no povo brasileiro”, disse Michelle.
Críticas ao STF e ao governo Lula
Durante quase 40 minutos de fala, Michelle fez duras críticas ao Supremo Tribunal Federal e ao atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), apontado como favorito nas pesquisas para a disputa de 2026.
“A gente tem visto um Congresso de joelhos em frente ao STF. Isso é uma tristeza muito grande pra gente. Porque hoje, infelizmente, só quem governa é o Judiciário. Os nossos deputados aprovam leis, e se não tiver em concordância, eles anulam”, afirmou.
Condenação e estado de saúde de Bolsonaro
Na sexta-feira (7), a Primeira Turma do STF rejeitou o último recurso de Jair Bolsonaro, tornando definitiva sua condenação a 27 anos e três meses de prisão em regime fechado, no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília. O ex-presidente ainda aguarda despacho do ministro Alexandre de Moraes para início do cumprimento da pena.
Michelle também mencionou que o marido enfrenta problemas de saúde agravados pela falta de tranquilidade e pelo ambiente político.
“O meu marido passou pela última cirurgia e nunca mais conseguiu se recuperar do soluço. Ele chega à exaustão. Ele tem vários problemas de saúde decorrentes dessa última cirurgia. Porque não foi por conta da cirurgia [que ele piorou], foi por ele não ter tido tempo para recuperar, paz de espírito para se recuperar, um ambiente favorável”, declarou.
Possíveis nomes da direita
Com a inelegibilidade de 35 anos imposta a Bolsonaro, outros nomes da direita buscam espaço para 2026. O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), é visto como um dos principais candidatos do espectro conservador.
Ainda assim, Michelle afirmou que pode se candidatar “se for vontade de Deus”. O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) também é citado como uma possível alternativa dentro da família Bolsonaro.
