Dois homens foram presos suspeitos de operarem balsas em um garimpo ilegal no Rio Teles Pires, em Alta Floresta, a 800 km de Cuiabá, nessa terça-feira (11). De acordo com o Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental (BPMPA), uma das balsas apreendidas estaria vinculada à facção criminosa Comando Vermelho, envolvida, segundo os agentes, em atividades de extração ilegal de ouro e extorsão de garimpeiros na região.
Segundo o boletim de ocorrência, os detidos são o responsável pela operação das balsas e o gerente operacional do veículo. Eles foram abordados durante fiscalização do BPMPA, que identificou indícios de atividade garimpeira nas embarcações.
Durante a abordagem, o gerente não apresentou a documentação exigida para a exploração mineral na área, o que, conforme a Polícia Militar, caracteriza crime ambiental e prática de garimpo ilegal.
Na ação, foram apreendidas duas embarcações de alumínio, uma balsa garimpeira e dois motores externos. Também foram lavrados autos de infração, termos de apreensão e embargo, além da destruição e depósito dos equipamentos.
Os suspeitos foram levados à Delegacia da Polícia Civil de Alta Floresta, onde o caso segue sob investigação.
