O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), afirmou neste domingo (16), em publicação nas redes sociais, que o Brasil “volta a funcionar” se trocar o “CEO”. A expressão, usada no meio corporativo para se referir ao diretor-executivo de uma empresa, foi empregada como referência velada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
“Troca o CEO que o Brasil volta a funcionar”, escreveu o chefe do Palácio dos Bandeirantes. A frase acompanha um vídeo em que Tarcísio aparece durante um evento do grupo G4 Educação, no qual repete a metáfora e defende que “é preciso demitir o CEO do país”.
No material, o governador lista iniciativas que, segundo ele, poderiam impedir o Brasil de permanecer como “simplesmente exportador de mais uma commodity”. Tarcísio afirma que uma das prioridades deve ser a capacitação da mão de obra para lidar com inteligência artificial, tecnologia que considera capaz de enfrentar boa parte dos desafios estruturais do país.
Apesar do tom crítico e do discurso com pautas nacionais, Tarcísio tem reiterado publicamente que não será candidato à Presidência da República em 2026. O governador afirma que pretende disputar a reeleição ao comando de São Paulo no próximo ano.
Troca o CEO que o Brasil volta a funcionar. pic.twitter.com/RHN8Cwq2Es
— Tarcísio Gomes de Freitas (@tarcisiogdf) November 16, 2025
