O Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT) emitiu um alerta sobre um golpe que tem circulado na internet envolvendo o programa CNH Social. Criminosos estão utilizando a imagem do aplicativo Gov.BR e pedindo o pagamento antecipado de uma suposta taxa de confirmação para participação no programa. O órgão reforça que o CNH Social é totalmente gratuito e não possui qualquer cobrança.
Atualmente, o programa não está com edital aberto para novas inscrições. Segundo o Detran, 1.516 beneficiários ainda estão em fase de conclusão das etapas obrigatórias para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação, cujo prazo total é de um ano. Desde o início da iniciativa, 4.515 pessoas já receberam o documento de forma gratuita. A seleção dos candidatos é realizada pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc).
O Detran-MT orienta que, ao acessar sites ou plataformas online, o cidadão verifique sempre o endereço eletrônico para garantir que se trata de um ambiente oficial, especialmente antes de gerar boletos ou efetuar pagamentos via PIX.
Em caso de dúvidas, os usuários podem contatar o Disque Detran pelo telefone (65) 3615-4800 ou pelo WhatsApp (65) 9 9933-9318.
