Um morador do bairro Altos da Serra, em Cuiabá, relatou situação de risco envolvendo uma árvore de grande porte que rachou e ameaça cair sobre duas residências. Segundo ele, o problema foi comunicado ao Corpo de Bombeiros ao menos três vezes nesta sexta-feira (22), mas o atendimento ainda não ocorreu.
A árvore, bastante alta e com tronco espesso, apresenta rachaduras que podem ter sido causadas pela combinação de chuvas fortes, ventos intensos e possível infestação de cupins. A estrutura inclinou para o lado da casa vizinha, onde vivem famílias com crianças pequenas, aumentando a preocupação dos moradores.
“Uma árvore minha aqui rachou. A maioria dela é grossa, não consigo subir, não tenho motosserra, não tenho escada. A maior parte está para o lado do vizinho. Com essas chuvas e ventos que tiveram ultimamente, ela abriu. Acho que foi cupim. Minha casa está em risco, a do vizinho também, e tem crianças do outro lado”, descreveu o morador.
Ele afirma ter registrado chamadas no Ciosp ao longo do dia, pedindo intervenção urgente.
“Já mencionei três vezes hoje, dia 22 de novembro de 2025, sobre essa situação para cortar essa árvore”, disse.
Em desabafo, o morador questiona a prioridade dos atendimentos. “Se fosse um gatinho em cima do telhado ou um cachorro, talvez o bombeiro teria vindo rápido. Mas é uma árvore. Aqui não… o gato tem responsabilidade. Parece que eu tenho que amarrar um gato lá em cima para virem resolver isso antes que aconteça algo grave.”
Segundo ele, a preocupação maior é evitar uma tragédia envolvendo crianças. “Tem umas crianças aqui do lado. Meus vizinhos têm filhos pequenos. Se essa árvore cair, pode machucar alguém.”
A reportagem entrou em contato com o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso para saber o motivo da demora no atendimento e aguarda retorno.
