O presidente Lula comentou, nesta sexta-feira (28), os novos dados da PNAD Contínua divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que mostram que a taxa de desemprego no país atingiu 5,4% no trimestre encerrado em outubro de 2025 — o menor índice da série histórica iniciada em 2012.
Segundo o levantamento, o Brasil contabiliza 102,5 milhões de pessoas ocupadas, com nível de emprego de 58,8%. O número de trabalhadores com carteira assinada no setor privado chegou a 39,182 milhões, também um recorde.
Em publicação nas redes sociais, Lula afirmou que os indicadores refletem o desempenho do mercado de trabalho e os resultados das políticas de incentivo à economia. “O Brasil renovou, mais uma vez, a menor taxa de desemprego da série histórica. Em 2025, já foram gerados mais de 1,8 milhão de novos empregos com carteira assinada”, declarou.
O presidente também destacou o papel dos trabalhadores. “É fruto do trabalho sério do governo e do esforço do povo brasileiro, que aproveita cada nova oportunidade para construir um futuro melhor.”
A presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, também repercutiu os números. Para ela, o cenário positivo demonstra recuperação econômica combinada com aumento da renda média, que chegou a R$ 3.528, outro recorde da série.
Os dados do IBGE reforçam a tendência de crescimento da ocupação e da formalização observada ao longo de 2025 e serão utilizados para orientar projeções e políticas públicas voltadas ao mercado de trabalho.
