Nos lares, as decorações de natalinas já causam encantamento. Luzes cintilando nas janelas, guirlandas penduradas nas portas. Uma mistura de sentimentos contagia a muitos. Uns ficam mais sentimentais, outros fazem reflexões sobre tudo que aconteceu até o momento presente.
Um dos símbolos mais bonitos nesta época do ano é a Árvore de Natal, que é tradicionalmente montada em um pinheiro. Ele é símbolo do Natal por ser uma árvore que apesar das adversidades permanece verde, sendo assim associada a perenidade da vida e a renovação. Nele colocamos enfeites brilhantes e coloridos e muitas luzes.
Quando fazemos o bem a alguém, também deixamos nela um pouco de luz. Quando acreditamos, apesar dos pesares, que uma vida ainda pode ser tocada, que um destino ainda pode ser transformado, espalhamos no mundo a esperança de dias melhores.
Que neste Natal possamos manter firme essa esperança, que ela permaneça viva como o pinheiro que enfrenta o inverno rigoroso, mas não esmorece. Ainda que algumas situações possam nos ter feito como que “perder o brilho” no decorrer do ano, agora é hora de recuperarmos a intensidade da luz que Deus colocou em cada um de nós.
Nossa missão é levar luz onde a sombra prevaleceu.
Rejane Monge, Nutricionista.
Servidora do Sistema Penitenciário de MT, lotada no CDP DE Tangará da Serra
