
O deputado federal André Janones (Avante-MG) manifestou-se nas redes sociais sobre a decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que concedeu prisão domiciliar a Débora Rodrigues dos Santos. Débora é acusada de pichar com batom a frase “Perdeu, mané” na estátua “A Justiça” durante os atos de 8 de janeiro de 2023.
Janones expressou indignação, sugerindo que Débora poderá se candidatar nas próximas eleições com o slogan “Débora do Batom”. Ele afirmou: “Alguém duvida que essa desgraça dessa Débora virá candidata ano que vem? Débora do Batom”.
Débora Rodrigues, de 39 anos, é cabeleireira e mãe de dois filhos. Ela estava presa desde março de 2023 e, após a decisão judicial, cumprirá prisão domiciliar em Paulínia (SP), onde reside. As condições impostas incluem o uso de tornozeleira eletrônica, proibição de uso de redes sociais, de conceder entrevistas e de manter contato com outros investigados dos atos de 8 de janeiro.
A frase “Perdeu, mané” tornou-se notória na política brasileira após ser proferida pelo ministro Luís Roberto Barroso em novembro de 2022, em resposta a manifestantes em Nova Iorque. Durante os atos de 8 de janeiro, Débora utilizou essa expressão ao pichar a estátua em frente ao STF, o que resultou em sua prisão e posterior condenação.
Janones já havia criticado anteriormente a pena de 14 anos de prisão imposta a Débora, considerando-a branda e defendendo uma punição mais severa
