Durante ações integradas do Programa Tolerância Zero contra as Facções Criminosas, o Grupo Especial de Fronteira (Gefron), em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e batalhões da Polícia Militar de Mato Grosso (BPMMT), recuperou dois veículos com sinais de adulteração e origem criminosa em municípios do estado, nesta terça-feira (13.1).
As ocorrências resultaram em um prejuízo total de aproximadamente R$ 149 mil ao crime.
Em Alta Floresta (800 km ao Norte) por volta das 17h30, equipes do Gefron, PRF e do 8º Batalhão da PM abordaram um veículo Chevrolet Onix branco, com valor estimado em 55 mil reais, que apresentava indícios de adulteração nos sinais identificadores. Após a realização dos procedimentos de Identificação Veicular (IDV), foi confirmado que o automóvel era clonado.
O condutor, um homem com antecedente por conduzir veículo sob influência de álcool ou drogas, foi encaminhado, juntamente com o carro, à Delegacia da Polícia Civil de Alta Floresta.
Cerca de uma hora antes, em Rondonópolis (215 km ao Sul) às 16h30, outra ação integrada entre Gefron, PRF e 5º Batalhão da PM resultou na abordagem de um Audi Q3 preto, com valor estimado em 94 mil reais, também com sinais de adulteração.
Após os procedimentos, foi constatado que o veículo era produto de roubo ocorrido na cidade do Rio de Janeiro, em 31 de outubro de 2023. Um homem e uma mulher, ambos com antecedentes por lesão corporal e ameaça, foram conduzidos à Delegacia da Polícia Civil de Rondonópolis.
