
Uma frente fria que avança sobre Mato Grosso deve trazer mudanças significativas no tempo nos próximos dias. A Defesa Civil emitiu um alerta de perigo para tempestades em todo o estado, com possibilidade de chuvas intensas, ventos fortes e queda de temperatura.
Segundo o órgão, o acumulado de chuva pode chegar a 30 mm por hora, com ventos que podem atingir até 60 km/h. Há risco de queda de galhos de árvores, destelhamentos e descargas atmosféricas.
A meteorologista Ana Paula Paes explicou que a influência da frente fria já será sentida nesta sexta-feira (4), com tempo abafado e temperaturas mais elevadas. A partir de sábado, porém, a previsão é de chuvas mais espaçadas e declínio nas temperaturas, especialmente nas regiões de Cáceres e sul de Tangará da Serra.
“As mínimas em Cuiabá devem ficar entre 22°C e 23°C, e as máximas não devem ultrapassar os 28°C a 29°C no fim de semana”, disse Ana Paula.
Recomendações da Defesa Civil
Em caso de tempestades com rajadas de vento, a Defesa Civil orienta a população a tomar os seguintes cuidados:
- Evitar se abrigar sob árvores, postes e coberturas metálicas;
- Não trafegar em áreas alagadas ou com risco de inundação;
- Evitar locais abertos durante a ocorrência de raios;
- Não estacionar veículos próximos a torres de energia ou placas de propaganda;
- Desligar aparelhos eletrônicos durante as tempestades;
- Evitar banhos em rios, cachoeiras ou lagoas durante temporais;
- Não utilizar alimentos e água contaminados por alagamentos;
- Nunca jogar lixo em vias públicas, bueiros ou terrenos baldios.
Em caso de acidentes ou emergências, a recomendação é acionar a Defesa Civil ou o Corpo de Bombeiros.
A Energisa também reforçou que, em situações de risco envolvendo a rede elétrica, é fundamental evitar o contato com cabos partidos, isolar a área e buscar atendimento pelos canais oficiais da concessionária. Em áreas alagadas ou com risco de raios, o tráfego só deve ser feito com segurança e treinamento adequado.