
O Conclave será realizado na Capela Sistina, no Vaticano, em data a ser definida.
O Conclave, tradicional e sigiloso processo que define o próximo líder da Igreja Católica, reunirá 135 cardeais com menos de 80 anos, aptos a votar e escolher o sucessor do Papa Francisco, falecido nesta segunda-feira (21). Entre eles, sete brasileiros representarão o país na votação que definirá o novo pontífice para liderar mais de 1 bilhão de fiéis ao redor do mundo.
Confira quem são os cardeais brasileiros com direito a voto:
João Braz de Aviz – Ex-arcebispo de Maringá (PR) e Brasília (DF), foi nomeado cardeal em 2012 pelo Papa Bento XVI. Participou do conclave que elegeu Francisco em 2013.
Odilo Pedro Scherer – Arcebispo de São Paulo desde 2007, foi tornado cardeal pelo Papa Bento XVI. No Conclave de 2013, chegou a ser cogitado como possível papa.
Orani João Tempesta – Tornou-se arcebispo do Rio de Janeiro em 2009. Foi criado cardeal em 2014 pelo Papa Francisco.
Leonardo Ulrich Steiner – Arcebispo de Manaus desde 2019, foi elevado ao cardinalato em 2022 por Francisco. É o primeiro cardeal da região amazônica.
Sérgio da Rocha – Atual arcebispo de Salvador (BA), foi proclamado cardeal em novembro de 2016 pelo Papa Francisco.
Jaime Spengler – Arcebispo de Porto Alegre desde 2013, foi o mais recente brasileiro a se tornar cardeal, em dezembro de 2024.
Paulo Cezar Costa – Arcebispo de Brasília, foi nomeado cardeal em 2022 por Francisco e é uma das vozes mais influentes da nova geração da Igreja no Brasil.
O Conclave será realizado na Capela Sistina, no Vaticano, em data a ser definida. Até lá, os cardeais permanecem reunidos em oração, reflexões e conversas reservadas, enquanto o mundo católico aguarda o anúncio de um novo Papa.