
As cuidadoras que acompanham alunos com deficiência na rede municipal de Cuiabá devem, em breve, conquistar um novo marco na valorização profissional. O prefeito Abilio Brunini (PL) anunciou nesta quarta-feira (27) que a gestão encaminhará à Câmara Municipal um projeto de lei para contratação direta das Cuidadoras de Alunos com Deficiência (CADs), atualmente terceirizadas.
Hoje, mais de 2 mil cuidadoras acompanham diariamente alunos autistas e com outras deficiências nas escolas da capital — um número que mais que dobrou em relação a 2024, quando eram 940 profissionais. O projeto prevê processo seletivo com cadastro reserva, permitindo remuneração adequada e vínculos diretos com a prefeitura.
“Essas profissionais fazem um trabalho fundamental. Tenho muito respeito e admiração pelo esforço das cuidadoras, essenciais para garantir dignidade e inclusão dos nossos alunos. Essa sempre foi uma das minhas causas e também um compromisso de campanha. Vamos avançar para que elas tenham melhores condições e valorização”, declarou Brunini.
Segundo o secretário municipal de Educação, Amauri Monge, as cuidadoras que já atuam de forma terceirizada poderão participar do seletivo e serão reaproveitadas. Ele destacou ainda que a iniciativa segue modelo semelhante ao utilizado pela Seduc estadual.
Além da medida, a prefeitura prepara outras ações para a rede municipal: instalação de câmeras em salas de aula para aumentar a segurança, e retomada das aulas de reforço durante o horário normal, com foco em alunos que enfrentam maior defasagem de aprendizagem.
Atualmente, 2.645 crianças público-alvo da Educação Especial dependem do apoio das cuidadoras em atividades de alimentação, higiene, locomoção e inclusão pedagógica.