
Abilio Brunini
O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), classificou como “equivocada” a declaração da vice-prefeita e secretária municipal de Mobilidade Urbana, Coronel Vânia Rosa (Novo), que afirmou estar sofrendo “assédio político” e difamação por parte de alguns vereadores. Ele afirmou que pretende conversar com ela para evitar que a relação com o Legislativo fique “estremecida”.
A fala de Abilio ocorreu nesta quinta-feira (7), após ser questionado sobre a postura de Vânia no plenário da Câmara Municipal. A secretária foi convidada pelos parlamentares a se manifestar após críticas públicas da presidente da Casa, vereadora Paula Calil (PL), que alegou não ter recebido retorno de uma visita feita à Secretaria, apontando falta de diálogo.
Em discurso na tribuna, Vânia negou ter se recusado a receber qualquer vereador e disse ser vítima de difamação, apontando que tomará medidas judiciais.
“Nunca deixei de receber ninguém. Isso é uma inverdade, uma difamação tipificada no Código Penal. É muito grave”, afirmou.
Diálogo e críticas
Abilio afirmou que recomenda aos secretários manterem sempre um canal aberto com os vereadores e que críticas fazem parte da vida pública.
“Eu acredito que houve um equívoco na fala dela, mas vou conversar com ela para melhorar essa relação. Não pode haver esse distanciamento”, disse.
O prefeito acrescentou que costuma dialogar com os parlamentares para dar exemplo ao secretariado:
“Eu estou sempre aqui conversando com vereador e dando atenção. Todos os secretários devem fazer o mesmo e vir à Câmara para conversar.”
Vânia deve retornar à Câmara na próxima terça-feira (12), desta vez convocada pelos vereadores. Na sessão desta quinta, alguns parlamentares, como Eduardo Magalhães e Daniel Monteiro (Republicanos), deixaram o plenário em protesto enquanto ela discursava.