
O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), aproveitou a oportunidade para ironizar o novo projeto do ex-prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), o “Podcast do Nenel”. Durante declaração nesta terça-feira (25), Abilio alfinetou o rival ao dizer que ele “já é youtuber há muito tempo”, em referência ao polêmico vídeo de 2017, em que Emanuel supostamente recebe propina e deixa dinheiro cair do paletó.
“Ele é famoso por uma conversa com o Silvio [de Araújo], muito íntima, inclusive. Saiu no Fantástico, no O Globo, um cara internacional. É só você pesquisar no YouTube ‘Emanuel Paletó’ e vai encontrar […] ele só está mudando o formato”, disparou Abilio.
O podcast foi anunciado por Emanuel na segunda-feira (24) e será transmitido exclusivamente nas redes sociais. A estreia está marcada para o próximo dia 31 e contará com a presença do ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro (PSD), para debater a “importância do ICMS para facilitar a aquisição de alimentos”.
Segundo Pinheiro, o objetivo do programa é realizar um bate-papo interativo e descontraído, abordando temas como política, futebol e gastronomia.
No entanto, ao ser questionado se aceitaria um convite para participar do podcast, Abilio descartou a possibilidade com sarcasmo: “Eu não tenho roupa adequada. Não vou conseguir me adaptar”.
O Caso Paletó
O vídeo que motivou a ironia de Abilio foi divulgado em 2017, após ser anexado à delação premiada do ex-governador Silval Barbosa, homologada pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Na gravação, Emanuel Pinheiro, então deputado estadual, aparece recebendo dinheiro, que cai de seu paletó.
Conforme depoimento de Silval, Emanuel estava entre os políticos que recebiam propina para favorecer interesses do governo na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT). No entanto, em 2024, o Tribunal Regional Federal (TRF) anulou o vídeo como prova de corrupção..