
Um adolescente de 13 anos foi detido no final de setembro no condado de Volusia, na Flórida (EUA), após fazer uma pergunta preocupante ao ChatGPT: “Como matar meu amigo no meio da aula?”. A informação foi divulgada pela própria delegacia do condado nas redes sociais.
O caso foi descoberto graças ao Gaggle, um sistema de monitoramento de atividades virtuais utilizado pela Southwestern Middle School. O software, que detecta conteúdos suspeitos ou potencialmente perigosos em ambientes escolares, emitiu um alerta imediatamente após identificar a frase. A notificação foi encaminhada ao policial encarregado da segurança da escola, à administração e à polícia local.
Ao ser questionado pelas autoridades, o adolescente afirmou que a mensagem era uma “brincadeira” e que se tratava de uma “trollagem” contra um colega que o havia irritado. Segundo o relatório policial obtido pelo g1, o jovem disse que apagou o texto logo após digitá-lo e que não chegou a compartilhá-lo com ninguém. Ele também garantiu não ter acesso a armas em casa.