
Além do aumento no fluxo de passageiros, também houve alta nas operações aéreas. Foram registrados 6.424 voos comerciais entre janeiro e março deste ano, 5,5% a mais que no primeiro trimestre de 2024.
Dados divulgados pela Centro-Oeste Airports (COA) mostram que os aeroportos de Cuiabá, Sinop, Rondonópolis e Alta Floresta movimentaram mais de 751 mil passageiros nos primeiros três meses de 2025. O número representa um crescimento de 6% em relação ao mesmo período do ano passado, quando pouco mais de 706 mil viajantes passaram pelos quatro terminais.
Além do aumento no fluxo de passageiros, também houve alta nas operações aéreas. Foram registrados 6.424 voos comerciais entre janeiro e março deste ano, 5,5% a mais que no primeiro trimestre de 2024.
O Aeroporto Internacional Marechal Rondon, em Várzea Grande, segue como o principal hub de Mato Grosso, respondendo por mais de 620 mil passageiros e 5.293 voos comerciais. Em comparação a 2024, os dados representam crescimento de 4% no número de viajantes e de 2,5% nas operações. Atualmente, o terminal oferece voos diretos para 17 destinos, em oito estados e no Distrito Federal.
O destaque, no entanto, ficou para o Aeroporto de Sinop (Presidente João Batista Figueiredo), que bateu recorde histórico de movimentação. Foram quase 108 mil passageiros transportados em 864 voos — aumentos expressivos de 20% e 25%, respectivamente. O terminal mantém voos regulares para Cuiabá (MT), Brasília (DF), Campinas (SP) e Guarulhos (SP).
Em Alta Floresta, o Aeroporto Piloto Osvaldo Marques Dias registrou o maior crescimento proporcional: 24,5% a mais na movimentação de passageiros, com mais de 11,7 mil viajantes atendidos em 137 voos — um avanço de 12% nas operações.
Já em Rondonópolis, o Aeroporto Maestro Marinho Franco também apresentou resultados positivos. Foram mais de 11 mil passageiros e 130 voos comerciais no trimestre, com crescimentos de 6% e 16%, respectivamente.
A COA credita o desempenho aos investimentos de R$ 570 milhões realizados em 2024. As melhorias incluíram a construção de novos terminais em Sinop, Rondonópolis e Alta Floresta, além da modernização completa do Aeroporto de Cuiabá, que passou por reformas estruturais, melhorias em climatização e expansão das áreas comerciais.
“Alcançar esse resultado logo após a entrega dos novos terminais e a modernização da infraestrutura em Cuiabá reforça que estamos no caminho certo”, afirma Marco Antônio Migliorini, diretor-presidente da COA. “Mais do que conforto, investimos em confiabilidade operacional. Nosso objetivo é seguir fomentando a mobilidade aérea em Mato Grosso e contribuindo diretamente para o turismo e o desenvolvimento econômico do estado”, completa.