Em clima de “sextou”, a Casa da Democracia recebeu uma eleitora muito especial: Dona Antônia Eugenia da Silva, de 98 anos, que deu um verdadeiro show de cidadania ao procurar o cartório eleitoral para regularizar sua situação junto ao Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT).
Acompanhada da filha caçula, a empresária Catarina Silva, de 44 anos, Dona Antônia realizou a revisão cadastral e o cadastramento biométrico. Antiga moradora da comunidade rural de Cabeceira do Bravo, em Acorizal — município a 70 km de Cuiabá —, ela havia votado pela última vez em 1996, há 29 anos.
Sorridente e cheia de energia, Dona Antônia relembrou a rotina de votações na comunidade: “A gente vivia em comunidade, muitos vizinhos amigos, gente que conhecia desde criança, então votar era uma festa. Eu não ia votar muito cedo, saía de casa entre 8h e 10h da manhã, para o sol não esquentar muito”, contou, arrancando sorrisos de eleitores e servidores da Justiça Eleitoral.
Catarina explicou que a mãe mora atualmente com o filho caçula, no bairro Jardim Florianópolis, em Cuiabá, mas que ela acompanha todos os procedimentos: “Graças a Deus, minha mãe goza de boa saúde e lucidez para seus 98 anos. Há 20 anos ela deixou Acorizal, mas o título ainda estava registrado lá. Agora regularizamos tudo.”
O servidor da Justiça Eleitoral, Odiles Junior, destacou a importância do atendimento: “Recebemos uma eleitora muito especial, nascida em 1927. Seu título estava cancelado, e nós transferimos da zona rural de Acorizal para a 51ª Zona Eleitoral de Cuiabá. Realizamos a coleta biométrica, e agora ela está apta a votar. Não é todo dia que recebemos uma eleitora tão ilustre e firme.”
Antes de deixar a Casa da Democracia, Dona Antônia compartilhou sua “receita da longevidade”: “não tomar bebida alcoólica e comer mocotó no feijão”.
A Casa da Democracia está localizada na Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4750, no Centro Político Administrativo (CPA), funcionando de 7h30 às 13h30.
