
A moradora de Miracatu (SP), Denise Correia Santiago, afirmou ter sofrido uma reação alérgica grave após usar o creme dental Colgate Total Prevenção Ativa Clean Mint. Após cinco dias com os lábios inchados e machucados na boca, ela pretende entrar com uma ação judicial contra a empresa.
Segundo Denise, os sintomas começaram com uma sensação de secura e evoluíram para queimaduras e inchaço nos lábios, dificultando a alimentação. “A dor e a fome incomodaram mais que a aparência”, disse. A recuperação total levou cerca de uma semana. Ela afirmou ainda não ter recebido apoio da Colgate.
A reação teria se intensificado após uma segunda escovação com o mesmo produto. Denise buscou atendimento médico, recebeu injeções e remédios antialérgicos e foi orientada a permanecer em observação, devido ao risco de fechamento da glote — uma condição grave que pode levar à morte.

Com a ajuda do advogado Victor Hugo Herculano da Silva, a consumidora decidiu levar o caso à Justiça. Segundo o advogado, a empresa foi “irresponsável” ao alterar a fórmula sem informar adequadamente os consumidores. “A Colgate é objetivamente responsável por todos os danos causados, conforme o artigo 12 do Código de Defesa do Consumidor”, afirmou.
A Colgate, em nota, lamentou os relatos de reações adversas e afirmou que está comprometida em investigar cada caso. “Nos colocamos à disposição para tratar cada um deles por meio do site oficial da companhia”, declarou.
Em março, a Anvisa chegou a suspender temporariamente a venda da pasta após registrar 13 eventos adversos em oito notificações. A medida foi revogada no mesmo dia, após recurso da empresa. Entre os sintomas relatados estão inchaço na boca, ardência, boca seca e gengiva irritada.

A Colgate reforça que o produto é seguro, embora reconheça que algumas pessoas possam ser sensíveis a certos ingredientes como fluoreto de estanho, corantes e sabores.
Denise, no entanto, faz um apelo: “Gostaria que as informações da embalagem fossem mais claras, com letras maiores, e que a empresa especificasse quais ingredientes mudaram na nova fórmula”.