Dois jovens atletas da Associação Centro América de Karatê Shotokan, de Cuiabá, embarcaram nesta semana para João Pessoa (PB), onde representarão Mato Grosso na etapa final do Campeonato Brasileiro Interclubes de Karatê, que já está acontecendo, com início nesta terça-feira, 28 de outubro, até domingo, 2 de novembro de 2025, no Ginásio Poliesportivo Ronaldão.
Os irmãos Cecília Coelho, de 12 anos, e Bernardo Coelho, de 9, integram as categorias de base da equipe e estão entre os destaques da nova geração do karatê mato-grossense. A competição, organizada pela Confederação Brasileira de Karatê (CBK), reunirá atletas de todo o país nas categorias Sub-8, Sub-10, Sub-12, Sub-14, Cadete, Júnior e Estudantil, prometendo disputas de altíssimo nível técnico.
Segundo Sensei Rodrigo, um dos responsáveis por acompanhar de perto o treinamento dos irmãos explicou que ambos atletas estão em um ótimo momento, com um nível técnico em constante evolução, pois treinam com muita dedicação e contam com o apoio integral da família, o que, para ele, faz toda a diferença:
“O pai, que também é professor da academia, é bastante engajado e acompanha de perto o crescimento deles.
Eles têm grandes chances de conquistar bons resultados nesta etapa da CBK. Mesmo que não fiquem entre os melhores do Brasil, o importante é que estão trilhando um caminho sólido, ganhando experiência e aprendendo muito dentro da categoria de base.Com o passar do tempo, à medida que forem subindo de categoria, essa base técnica e emocional vai colocar ambos em um patamar muito mais alto do que aqueles que começam direto nas categorias superiores.Vale destacar o papel essencial da família nesse processo. O apoio familiar é fundamental para o desenvolvimento de qualquer jovem atleta — e não apenas no esporte, mas na formação humana. Quando a família incentiva uma prática esportiva, contribui para o crescimento físico, mental e emocional, fortalecendo valores como disciplina, foco e superação. Por isso, parabéns aos atletas e à família pelo empenho e dedicação. Que eles sigam firmes nessa jornada e conquistem muito sucesso.”, revelou o sensei.
Bernardo, o caçula, fala com entusiasmo sobre a expectativa para o torneio:
“A minha expectativa para o campeonato é dar o meu melhor, representar o estado de Mato Grosso da melhor forma possível e quem sabe trazer esse resultado para nós.”
Já Cecília, que vem acumulando experiências em diferentes federações, reconhece o desafio que tem pela frente:
“Minha expectativa para esse campeonato é eu fazer o meu melhor, porque esse é o campeonato mais difícil. Terão 20 meninas na minha categoria que são kata de altíssimo nível.”
O pai e incentivador dos jovens atletas, Maurício Coelho, destaca o esforço e a dedicação dos filhos ao longo da temporada:
“Os dois estão participando de três federações diferentes de karatê, e cada uma delas tem uma regra diferente. Então, por exemplo, na JKA, onde a Cecília foi competir no Pan-Americano, ela tinha que treinar 10 kata diferentes, e na hora da competição o árbitro escolhia qual kata ela deveria fazer. Agora, na etapa final do Campeonato Brasileiro, ela tem que treinar 4 kata, mas é de escolha dela. Então ela está enfrentando meninas que praticamente só competem em uma federação, e é o ano todo treinando esses 4 kata. É um nível de dificuldade muito maior, mas a experiência que eles estão tendo durante o ano vai criando casca para um objetivo maior daqui a alguns anos. Eles ainda são categoria de base, estão se ambientando, aprendendo a lidar com essa pressão, esse ritmo de treinamento, aprendendo outros estilos e outros kata diferentes. Então, quando eles chegarem em nível adulto, nossa expectativa é que eles estejam em altíssimo nível. As crianças que vão competir nesse campeonato são crianças que têm o sonho de se tornar atleta olímpico um dia, então o nível de exigência é muito alto. Eles estão indo com a responsabilidade de dar o melhor, e o resultado vai ser proporcional ao esforço que eles fizeram ao longo desse ano. Acreditamos muito no potencial dos dois e eu e minha esposa esperamos que eles possam trazer um bom resultado para Mato Grosso.”
Com disciplina, talento e o apoio da família e da equipe técnica da Associação Centro América de Karatê Shotokan, Cecília e Bernardo seguem firmes no caminho da construção de uma trajetória promissora no esporte, representando com orgulho o estado e a tradição da Shotokan cuiabana.
