
Um avião carregado com aproximadamente 1 tonelada de cocaína foi apreendido na tarde desta sexta-feira (26), em uma operação conjunta realizada em Rondonópolis (220 km de Cuiabá). A ação envolveu o Grupo Especial de Fronteira (Gefron), a Polícia Federal, o Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) e a Força Aérea Brasileira (FAB). O prejuízo estimado às facções criminosas é de mais de R$ 28 milhões.
A operação ocorreu em uma área rural do município, próxima à divisa com Alto Garças, e contou também com o apoio da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e equipes da Polícia Militar. Três traficantes foram presos em flagrante.
Segundo informações, a mobilização começou após radares da FAB identificarem uma aeronave de pequeno porte vinda da Bolívia, que entrou no espaço aéreo brasileiro sem plano de voo. Caças A-29 foram acionados e conseguiram localizar o avião, que utilizava prefixo falso, em uma pista clandestina.
No momento da chegada das equipes, os criminosos tentaram fugir, mas três suspeitos foram detidos. No local, dentro e fora da aeronave, foram encontrados 31 fardos de cocaína. Parte da droga já estava escondida em área de mata e outra sendo carregada em uma caminhonete Hilux, também apreendida.
As investigações seguem sob responsabilidade da Polícia Federal, que busca identificar os responsáveis pela logística da operação criminosa, descapitalizar financeiramente as facções envolvidas e desarticular o esquema de narcotráfico na região de fronteira.