
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) recebeu alta do Hospital DF Star, em Brasília, na manhã desta sexta-feira (2/5), por volta das 11h, após permanecer 22 dias internado devido a uma cirurgia para correção de uma obstrução intestinal. Acompanhado por sua equipe médica, ele deixou o hospital andando, conversou com a imprensa e acenou para apoiadores que fizeram vigília durante o período de internação.
Desde o início da internação, os apoiadores do ex-presidente se mantiveram firmes na porta da unidade hospitalar, promovendo orações e manifestações de apoio. Na quarta-feira (30/4), Bolsonaro havia deixado a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e sido transferido para um quarto. Agora, ele seguirá a recuperação em casa, em um condomínio no Distrito Federal.
Segundo boletins médicos divulgados ao longo da semana, Bolsonaro apresentou melhoras graduais nos movimentos intestinais, o que permitiu a retirada da sonda nasogástrica na última terça-feira (29/4). Na noite de sábado (3/5), o ex-presidente compartilhou em suas redes sociais uma foto do momento da cirurgia, exibindo o tórax aberto, com o objetivo de mostrar a gravidade e extensão do procedimento cirúrgico.
Mesmo ainda em recuperação, Bolsonaro manifestou interesse em participar da manifestação marcada para o próximo dia 7 de maio, em defesa da anistia aos condenados pelos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023. Em uma vídeo-chamada com apoiadores, feita na quinta-feira (1º/5) e intermediada por Eduardo Torres, irmão da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, o ex-presidente declarou:
— Se tiver condições físicas, pelo menos lá na torre me faço presente. Não vou poder caminhar, mas na torre me faço presente, se estiver bem — afirmou.
A presença de Bolsonaro no ato é aguardada com expectativa por seus apoiadores, embora dependa de sua evolução clínica nos próximos dias.
https://www.instagram.com/reel/DJPKtHZxJKL/?igsh=MW5uN2Qzc3NuZngzNQ==